As perguntas eram sobre padrões de consumo, marcas preferidas e ícones de moda e foram colocadas a 60 mil adolescentes utilizadores da rede social Habbo, repartidos por 31 países (incluindo Portugal), durante o mês de Março e num ponto todos, rapazes e raparigas, estão de acordo: a cantora Lady Gaga, com um estilo inconfundível e conhecida por ter mesmo um grupo de profissionais a trabalhar exclusivamente na sua imagem, a Haus of Gaga, é a grande referência.
Portugal sai bem representado neste ranking. O futebolista Cristiano Ronaldo, uma das caras mais apreciadas no mundo da publicidade, é o ícone dos rapazes. A cantora Miley Cyrus, também conhecida como Hannah Montana, que actua no Rock in Rio no dia 29 de Maio, é o ícone das raparigas.
Entre as restantes celebridades que ditam as regras do que vestir e do que não usar há nomes comuns a rapazes e raparigas como a socialite Paris Hilton ou as cantoras Madonna e Beyoncé.
Entre as respostas dos inquiridos do sexo masculino sobressai o nome de Michael Jackson, falecido em 2009, em terceiro lugar.
De acordo com este estudo, 70% dos jovens consideram a moda um aspecto muito importante na sua vida. A maioria (82%), mas com ligeiras variações conforme se trate de rapazes ou raparigas, gosta de ir compras.
Questionados sobre a frequência com que compram roupa, sapatos e acessórios, mais de metade do inquiridos, ou seja 56%, responderam que o fazem de duas em duas semanas. Esta percentagem baixa para 44,36% em Portugal.
No que toca a tendências, 47% admitem que lhes causam impacto mas que nem sempre as seguem. Os europeus dão menos importância às etiquetas do que em países da América do Sul como Brasil, Argentina, Venezuela e Peru. Em Portugal, o número é de 43%.
As marcas com mais visibilidade também foram apuradas. As desportivas Nike, Adidas e Puma aparecem à cabeça das preferências dos rapazes; Adidas, H&M e Nike são as que cativam as raparigas. No território nacional, Nike, Bershka e Zara levam a palma.
Os adolescentes foram também questionados sobre as suas fontes de inspiração. Lojas de roupa (46%), amigos (37%) e revistas (37%) estão no topo das preferências. Segue-se a televisão e a Internet (e dentro desta os blogues, sobretudo para as raparigas).
O inquérito coincide com o lançamento da campanha internacional de moda e competição de estilistas Habbo Runway, que permite a adolescentes de todo o mundo criarem as suas linhas de roupa. O vencedor verá a sua colecção disponível no catálogo Habbo. Os finalistas serão julgados por nada mais nada menos do que a própria Miley Cyrus.
A rede social Habbo, que pode ser acedida através do site www.habbo.pt, tem cerca de 128 milhões de utilizadores distribuídos por 33 países e nela os adolescentes podem criar ambientes virtuais. Em Portugal, segundo a agência de comunicação Tinkle, existem cerca de três milhões de utilizadores registados e a rede social tem crescido uma média de mais 150 mil todos os meses.
Ícones dos rapazes
1 - Lady Gaga
2 - Cristiano Ronaldo
3 - Michael Jackson
4 - Paris Hilton
5 - Madonna
6 - Brad Pitt
7 - Beyoncé
8 - David Beckham
9 - Justin Bieber
10 - Britney Spears
Ícones das raparigas
1 - Lady Gaga
2 - Miley Cyrus
3 - Paris Hilton
4 - Beyoncé
5 - Selena Gomez
6 - Rihanna
7 - Madonna
8 - Avril Lavigne
9 - kate Moss
10 - Cheryl Cole
SIGAM WORLD GAGA NO TWITTER @World_Gaga ou World_Gaga
Nenhum comentário:
Postar um comentário